Pular para o conteúdo

Como utilizar o Sensor de Armazenamento para otimizar o Windows 10

O Sensor de Armazenamento do Windows 10 tem função de apagar arquivos desnecessários do sistema operacional de forma automática, podendo ser configurado para remover arquivos temporários, arquivos da lixeira, cache e outros itens que deixaram de ser importantes para funcionamento do Windows. Habilitar essa função e configurar da maneira correta fará com que você economize espaço e otimize funcionamento do seu computador. Para usar essa função siga os passos abaixo.

Abra as “Configurações” do Windows:

 

Selecione “Sistema”:

 

Selecione “Armazenamento”:

 

Caso esteja como “Desativado”, clique no slider para ativar a função do sensor de armazenamento como na imagem abaixo:

 

Clique em “Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora” para abrir mais configurações:

 

Configure a sua escolha o período desejado para que o sensor de armazenamento seja executado:

 

Se desejar que o sistema apague arquivos da pasta da lixeira e da pasta de downloads também poderá escolher o tempo que os arquivos ficarão salvos nestas pastas antes de serem excluídos permanentemente, na pasta de downloads a contagem de tempo recomeça quando você utilizar o arquivo:

 

Voltando na tela anterior, clique em “Arquivos temporários”:

 

Caso necessite de espaço marque para apagar conjuntos de arquivos temporários que desejar, evite marcar “Miniaturas” e “Arquivos de Otimização de Entrega”, pois estes arquivos servem para diminuir o tempo de abertura de arquivos, quando são apagados o Windows terá que criá-los novamente, o que tonará a abertura deles momentaneamente lentos, marque estas opções apenas se tiver realmente precisando do espaço ocupado por eles:

 

Após marcar o que desejar basta clicar em “Remover arquivos” e pronto.